PROJETOS DA ESCOLA

Para que a E.E.B Egídio  de Bona atenda melhor seus alunos e proporcione a eles um ensino de qualidade, foram elaborados alguns projetos que já estão  sendo executados neste ano (2012).

Projeto Valores / Bullying: PRATIQUE GENTILEZA E PROMOVA A CIDADANIA

JUSTIFCATIVA:

Gentileza tem relação com generosidade, ou seja, doar-se a alguém, ajudar desinteressadamente. Por sermos seres sociáveis, convivemos com vários grupos, diversidades culturais e religiosas e por isso, necessitamos de uma boa relação harmônica, com atitudes de respeito, tolerância e gentileza. Ter ética, ser amado e gentil gera uma boa relação entre alunos, educadores, funcionários, familiares e todos que encontramos aos redores. Fazer ao próximo o que gostaríamos que fizessem a nós mesmos oportuniza um bom convívio dentro das diversidades e mostra que ser gentil gera gentileza e o respeito é quem conduz a mesma.

A verdadeira educação deve simultaneamente preencher a cabeça com conhecimentos e o coração com valores. Para isso é preciso desenvolver virtudes, lapidando os defeitos e imperfeições de caráter, pois a educação deve transformar o ser humano através dos valores, tornando-o bondoso, compassivo, a fim de que sua inteligência seja usada para um fim benéfico a si e toda humanidade. Dessa forma a escola passa a ser um local de avanço para a humanidade que visa o desenvolvimento dos valores humanos e consequentemente a criação de uma cultura de paz, fazendo com que os alunos compreendam os valores das palavras que compõem uma vida virtuosa, que possibilita uma vivência mais feliz e pacífica.

A educação no primeiro momento deve contribuir para a formação de caráter que é o conjunto de valores e virtudes, contagiando o coração de cada pessoa. Quanto mais valores e virtudes uma pessoa tiver melhor será o caráter e o comportamento dela com os outros, com a família, na escola, em todas as situações em que se encontrar.

É notável que muitos valores se perderam no tempo e até mesmo leis tem sido aprovada e o próprio governo não se dá conta do prejuízo em relação a formação de um cidadão que respeita o próximo. Visando tantos fatores que influenciam para a perda dos valores, é dever da escola resgatá-los, pois se tornaria vazia e ineficiente em se omitir desta tarefa. Se quisermos um futuro melhor precisamos semear hoje, desde os primeiros anos de vida do ser humano onde é desenvolvido os primeiros traços de sua personalidade.

Para que se formem cidadãos gentis, responsáveis e conscientes de seus atos a escola juntamente com a família tem a missão de intervir na educação. É preciso deixar claro aos alunos e filhos que o sujeito educado precisa ganhar cada vez mais espaço na sociedade, que o respeito tem que estar em todas as situações, que gentileza não é ser careta, que ajudar o próximo é gesto de amor e quem ama não contribui com a prática do bullying.

Está nas mãos dos adultos sintetizar a riqueza dos valores e das virtudes para que as crianças e adolescentes descubram o verdadeiro valor da vida.

OBJETIVO GERAL:

Proporcionar aos alunos e familiares momentos de reflexão e mudança de comportamento em relação aos valores que devem permear a vida de todo cidadão, a fim de que tanto na escola como em casa e na sociedade desenvolvam-se hábitos de respeito e amor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

– Entender o que os valores e as virtudes são qualidades que realmente levam a uma boa convivência;

– Combater práticas de bullying  por meio da vivência dos valores;

– Valorizar a vida e a harmonia na família e no ambiente escolar;

– Desenvolver trabalhos relacionados aos valores;

– Vivenciar práticas saudáveis na busca da paz;

DESENVOLVIMENTO:

As metodologias deste projeto de 2012, darão continuidade ao projeto do ano anterior que levou ao conhecimento não somente dos alunos, mas de toda comunidade escolar, as questões relacionas ao Bullying. Sendo que os valores foram deixados de lado, refletindo diretamente na escola e atingindo crianças de famílias que fazem esforço para a boa educação de seus filhos, neste ano o foco será a importância da vivencia dos valores na escola e dentro de casa. Dessa forma, a família será a principal parceira para que o projeto realmente de frutos e reflita na mudança de comportamento de cada um. É imprescindível que todos estejam atentos para que sejam trabalhados os valores em casa e na escola, pois já deve estar em nossas consciências que toda esta prática combaterá também o Bullying.

Para o plano de ação deste projeto poderão ser exploradas atividades de diversas maneiras, por meio de poesias, danças, cantos, cartazes, exposições, desenhos e histórias…, conforme a criatividade do professor. Com este trabalho contemplaremos os objetivos do projeto: “Bullying, prevenção e solução nas mãos de todos”, elaborado pela Secretaria de Educação, conforme indicativos da Lei Nº 1.558 que dispõe sobre a criação e implementação de programa para coibir a prática de Bullying na Rede Municipal de Ensino, lançado em 2011. Todas as ações e atividades devem ser baseadas na sensibilização, reflexão, perpassando os âmbitos do cognitivo, afetivo, cultural e político-social.

Com este projeto cada turma terá a oportunidade de apresentar um trabalho durante o ano a fim de que chamem atenção do grande grupo escolar, com o proposito de conscientização.

Para garantir a participação das famílias neste propósito, a Direção fará a articulação por meio de pesquisas e questionamentos. Será feito um levantamento de dados no início e final do projeto, com a intenção de perceber se foi significativo e houve crescimento em relação ao assunto, os quais serão apresentados na culminância final do projeto, em 14/11/2012.

VALORIZAÇÃO DA LITERATURA:

Devido a chegada dos inúmeros livros de literatura nos últimos anos, com riquíssimos títulos e qualidade, torna-se sugestão da Direção que se utilize de tais livros para o desenvolvimento deste trabalho, fazendo relação dos valores trabalhados com o livro escolhido. Sendo assim, o trabalho a ser apresentado ao grande grupo deverá ser baseado, inspirado, ou seja, citado um livro de literatura; que poderá estar entre os Clássicos, Fábulas, e tantos outros títulos que mexem diretamente com os valores.

Torna-se parceira deste trabalho a professora responsável pela biblioteca, com sugestões de títulos conforme solicitação do professor regente.

PLANO DE AÇÃO:

AÇÃO

SUJEITOS ENVOLVIDOS

  1. 1.        Apresentação do projeto as   famílias.
Gestores
  1. 2.        Levantamento de dados com   as famílias no início e final do projeto com gráfico demonstrativo para a   percepção em relação ao aprendizado.
Gestores
  1. 3.      Trabalho com valores: Trabalhar todos os valores durante o ano, na   escola e na família. Escolher um trabalho para que seja apresentado ao grande   grupo conforme descrito na parte do desenvolvimento do projeto. Seguir a data   do cronograma de execução.

 

Professores regentes.
  1. 4.      Festa Junina com apresentações que chamem atenção para o tema.

 

Professores Educação Física
  1. 5.      Trabalhos que chamem atenção para a importância dos valores, a fim de   expor na Festa da Família em 14/11/12.

 

Professores de Artes
  1. 6.      Exibição de filmes que valorizem o respeito a vida

 

Gestores e professores
  1. 7.      Caminhada anti-drogas e anti-bullying pelas ruas do bairro levando   cartazes, faixas sobre o tema.

 

Organizado pelos professores de En. Religioso
  1. 8.      Pesquisa na Internet sobre o assunto. Apresentar as pesquisas no dia   14/11 –Festa da Família.

 

Professoras CAPI
  1. 9.      Gincana de valores para alunos

 

Gestores e professores
OBS: Todos os trabalhos deverão ser registrados   por escrito/fotos… pelos responsáveis envolvidos e entregues à Direção   em….

 

 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO “ITEM 3 DO PLANO DE AÇÃO:

VALORES

TURMA / PROFESSOR

DATA
RESPONSABILIDADE

HONESTIDADE

RESPEITO

 TOLERANCIA

COOPERAÇÃO

 UNIÃO

IGUALDADE E HUMILDADE

PAZ

AMOR

FELICIDADE

MATUTINO VESPERTINO  

20 DE

JULHO

 

4º ano – Ivani

4º ano – Michele

5 º ano – Edna

5º ano – Luciana

4º Úrsula

3º Jucilani

Pré II Sandra

1º Ano Janaina

2º Ano Mª Luiza

3º Ano Rosi

2º Ano Mª Luiza

2º Ano Ivani

1º Ano Mª Tereza

1º Ano Tatiani

Pré II Jaqueline

Pré I Aline

 

11 DE OUTUBRO

 

CULMINÂNCIA DO PROJETO:

O projeto acontecerá ao longo do ano letivo, com participação de todas as turmas conforme programação. No entanto, dentre os trabalhos, serão escolhidos 4 para serem apresentados no dia 14/11/2012, na Festa da Família, juntamente com o gráfico demonstrativo e talvez depoimento de alguns pais em relação aos efeitos que o projeto causou.

Os demais trabalhos também deverão estar expostos neste dia.

            AVALIAÇÃO:

            Este projeto possui ações para serem executadas durante todo o ano com previsão de término para novembro. Após culminância final do projeto que se dará na Festa da Família, acontecerá a avaliação do projeto, tendo em vista os objetivos e intenções de cada ação. Será o momento de analisar a contribuição de cada disciplina / professor / direção e coordenação, perante o tema abordado e os reflexos deste trabalho na escola e nas famílias.

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Projeto: A ARTE DE LER E APRENDER COM O MUNDO DAS HISTÓRIAS

OBJETIVO GERAL:

Oportunizar aos educandos momentos significativos, estimulando o gosto pela leitura por meio de diversos livros de literatura, contação de histórias com recursos diferenciados, a fim de desenvolver a linguagem, ampliar seus conhecimentos, melhorar a qualidade de suas relações pessoais, tornando-se capazes de expressar seus sentimentos, experiências, idéias, opiniões, criatividade, imaginação.

JUSTIFICATIVA:

A leitura proporciona o aluno viver, reviver, imaginar, sonhar e criar, possibilitando-o viajar no mundo da fantasia. A escola por sua vez, tem a função educacional e social de preparar e instrumentalizar condições aos educandos, para que desenvolvam suas habilidades e potencialidades, valorizando a importância do hábito e o prazer de ler.

A escola neste momento, vem oferecer e disponibilizar um espaço adequado, favorecendo e oportunizando um trabalho diferenciado e motivador para  que se efetive na prática o objetivo deste projeto.

A Biblioteca, além de servir como local de pesquisa irá também servir como local mágico, onde as crianças possam ler, contar e recontar, vivenciar, sentir, ouvir, fantasiar e apresentar histórias. O presente Projeto: ”A arte de sonhar e aprender com hmmi”, quer estimular no educando o gosto pelo ato de ler. Dessa forma, saber ler consiste num conhecimento baseado principalmente na habilidade de memorizar determinados sinais gráficos (letras).

Com este trabalho, a escola pretende enfatizar cada vez mais a leitura, pois é por meio dela que a criança tem a oportunidade de se comunicar com o mundo e assim compreende-lo. No mundo moderno de hoje o ser humano precisa gostar de livros e gostar de ler.

METODOLOGIA / DESENVOLVIMENTO

Partindo da necessidade apresentada com relação ao hábito da leitura, a escola por meio desse projeto irá oferecer uma metodologia diferenciada, capaz de resgatar no educando o interesse pelas histórias/ textos, obras literárias, entre outras que fazem parte ou não do conhecimento das crianças.

Para desenvolver tais atividades, é necessário levar em consideração os materiais obtidos na biblioteca, utilizando-se de tais recursos para, sugerir novas leituras que por ventura a criança desconheça. Dessa forma o  desenvolvimento deste projeto acontecerá por meio de leituras, releituras, interpretações e contação de histórias dirigidas pela atendente responsável da biblioteca. As histórias contadas serão dinamizadas, com atrativos em consonância com a mesma.  Com as historias contadas a professora regente pode dar continuidade, aproveitando como subsídios para outros trabalhos. Será registrado os trabalhos para compartilhar na escola.

PROGRAMAÇÃO PARA EXECUÇÃO DO TRABALHO

RESPONSABILIDADE PROFESSORA FABÍOLA:

Realização das trocas de livros que acontecerão nas 2ª e 4ª-feiras, respeitando a organização e a necessidade da turma, considerando os níveis de desenvolvimento de cada turma/ano. O livro deve ser trocado semanalmente.

Para a escolha do livro a professora deverá apresenta-los na mesa, a fim de que a criança manuseie-os, escolhendo o livro do seu interesse. Deve-se oferecer para esta escolha um repertório bem diversificado, independente de numero de páginas, tamanho ou gênero. Pois se entende que a leitura precisa ser encarada de forma prazerosa pela criança, sendo que ao terminar de ler um livro se tenha vontade de ler outro.

Quanto ao livro mau cuidado pelo aluno, a professora da biblioteca deverá encaminhar o bilhete (modelo pronto), chamando atenção para o caso.

Em caso de perda do livro, a professora da biblioteca deverá encaminhar o bilhete, certificando-se da assinatura dos responsáveis, pedindo para repô-lo, de preferência com mesmo título, mas se não for possível poderá ser outro; estabelecer um prazo de 30 dias para a reposição. Caso não seja cumprida a ordem estabelecida, a responsável pela biblioteca deverá encaminhar a situação para a Direção para que chame os pais. É importante respeitar o nível socioeconômico de cada família, lembrando que esta unidade escolar é pública

O dano ou perda do livro não resultará no impedimento do aluno de pegar livros, pois o interesse de que o aluno tenha contato com o livro e leia é primeiramente da escola.

RESPONSABILIDADE DA ESTAGIÁRIA :

O projeto atenderá todas as turmas com contação de histórias por meio de teatro das mais diversas modalidades. Os recursos como fantoche de mão, de vara, vestuários, livros gigantes, materiais alternativos, aventais, fantasias e outros devem ser instrumentos fundamentais para as contações de histórias; pois entende-se que também é desta forma que motivará e familiarizará o aluno aos livros, gostando realmente de ir à Egidioteca.

Este trabalho contemplará datas e temas importantes, sendo apresentado mensalmente para todas as turmas, esclarecendo seu objetivo. O temas estão planejados para cada mês, cada qual de acordo com sua época. A apresentação destes trabalhos devem estar relacionadas diretamente a biblioteca, pois utilizar-se-á de livros de histórias, por isso varias sugestões já estarão disponibilizadas para a escolha da mais viável.

Segue cronograma de execução do trabalho, com seus objetivos:

DATA TEMA SUGESTÃO OBJETIVO
05/Junho Meio   Ambiente  Escolher uma história referente ao tema e   apresentar ao grande grupo.

 

Entender   que todos precisam cuidar do meio ambiente, que pequenas atitudes significam   muito para um futuro saudável.
26/Julho Dia   da vóvo

Família

Valorizar   as pessoas da família, respeitando os ensinamentos e educação.
11/agosto Dia do estudante Compreender   a importância que o estudo tem o futuro e o conhecimento que se adquiri.
18   a 25 setembro Semana do trânsito Conhecer   a importância do cuidado no trânsito a fim de evitar acidentes, preservando a   vida.
23   a 29 outubro Semana Nacional do Livro Expor   livros durante o recreio na área coberta da escola para que os alunos   manuseiem Imaginar,   sonhar, descobrir, vivenciar, aprender, com os mais variados tipos de livros   de histórias.
07/   de dezembro Família

Natal

História  Apresentação Perceber   que por meio de livros de histórias podemos sonhar e realizar gestos que   valorizem a vida.

 

5 – RESULTADOS ESPERADOS:

  • Conhecer e      reconhecer histórias a fim de ampliar o vocabulário da criança.
  • Compreender      a importância da leitura para melhorar o desenvolvimento de criações,      interpretações e comunicações.
  • Valorizar      a leitura como fonte de informação.
  • Valer-se      da leitura para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo      capazes de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões,      bem como de acolher, interpretar e considerar as dos outros.
  • Identificar      obras e autores com o propósito de estender os estudos para sala de aula,      oferecendo ao educando novas possibilidades de aprendizagem.

AVALIAÇÃO:

Este projeto foi idealizado com a expectativa de que o aluno possa desenvolver o hábito da leitura, contribuindo também com a escrita, interpretação, etc…

Portanto a avaliação do projeto será realizada trimestralmente após conselho de classe para a verificação dos resultados esperados analisando sua contribuição para a aprendizagem dos alunos bem como auxilio na vida social.

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PROJETO: AMBIENTE SAUDÁVEL E CONSCIENTE

1ª Etapa – O luxo do lixo preservando o ambiente 

JUSTIFICATIVA

Analisando a situação do Planeta Terra, é necessário agir de alguma forma para pelo menos amenizar a constante destruição que o próprio homem vem causando ao Meio Ambiente por conta da vida moderna.

A Proliferação das indústrias, os processos de urbanização e a utilização desenfreada dos recursos naturais vêm causando grandes problemas para a sobrevivência humana.

Sendo assim percebe-se que muitas vezes, simples atos são necessários para a melhora do meio ambiente.

A reciclagem além de ser um ato simples, ameniza a situação do lixo e gera maiores possibilidades de empregabilidade, confecção de materiais, pedagógico além da preservação dos recursos naturais. A questão do lixo é um caso muito sério, pois será uma herança que ficará por muitos anos para nossos filhos e familiares.

Por isso é importante estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais.

 OBJETIVO GERAL

Conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem, da qualidade de vida, da limpeza da cidade e moradias, até mesmo a possibilidade de arrecadar fundos e confeccionar jogos pedagógicos, brinquedos com materiais que podem virar arte.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
  • Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser humano com o próprio planeta.
  • Conscientizar-se sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum.
  • Conscientizar para o uso adequando e renovação de certas matérias primas: Reciclagem
  • Conscientizar a população através das ações do grupo. 

PLANO DE AÇÃO:

  • Separação do lixo nas residências para posteriormente trazer a Escola, conforme organização da equipe gestora: Esta atividade possui um cronograma, onde esquematiza os grupos de turmas e o período em que cada grupo trará a reciclagem. Esta atividade tem 4 etapas, no final de cada etapa tem-se o grupo campeão, onde recebem uma premiação surpresa, (filme com pipoca, recreação, parque extra, etc.., acontece um dia especial para eles). As serventes contribuem na pesagem do lixo. Semanalmente fazem a pesagem e a anotação, por isso vão somando o que cada grupo traz. O grupo que somar mais peso são os campeões da etapa.
  • RECICLAGEM  –  2012
  • ATUALIZADO EM 04/05/2012

 

MESES

SALA   3

 

2º   ano

Luiza

 

5º   ano

Luciana

SALA   2

 

2º   ano

Vani

 

4º   ano

Vani

SALA 5

 

4º ano

Úrsula

 

5º serie

Edna

SALA 1

 

3ºano

Juci

 

3º ano

Rosi

SALA 8

 

1ºano

Tereza

 

2º Serie

 Luiza

 

SALA 6

 

2ºano

Tatiane

 

4º ano

Michele

SALA 9

 

Pré II

Jaqueline

1º ano

Janaina

SALA 7

 

Pré I

Aline

 

Pré II

Sandra

 

E

T

A

P

A

S

MAIO

07/05

 

 

14/05

21/05

28/05

JUNHO

       04/06

           

 

11/06

18/06

25/06

JULHO

02/07

 

 

09/07

16/07

23/07

GOSTO

06/08

 

 

13/08

20/08

27/07

SETEMBRO

03/09

 

 

10/09

17/09

24/09

OUTUBRO

01/10

 

 

08/10

15/10

22/10

OUTUBRO

29/10

 

 

 

 

 

 

NOVEMBRO

 

 

 

05/11

12/11

19/11

 

  • OBS: NO FINAL DE CADA ETAPA ANUNCIAREMOS AS SALAS VENCEDORAS . OS ALUNOS E PROFESSORA REGENTE SERÃO PREMIADOS.

 

  • Conversação sobre a importância de separar os materiais recicláveis para a preservação do meio ambiente;
  • Separação dos materiais de acordo com a sua composição ( plásticos, papel e metal), o vidro não será permitido trazer para a escola, por ser cortante.
  • Registro dos momento da coleta seletiva do lixo no ambiente Escolar;
  • Passeio no Bairro para distribuição de frases elaboradas pelos alunos como forma de incentivo à coleta seletiva do lixo e sobre a importância de viver em um ambiente limpo, bonito e saudável;
  • Na Sala do Centro de Apoio Pedagógico Informatizado- CAPI, visitas e  pesquisas em sites, trabalho com aulas interativas e educacionais sobre a questão do consumo sustentável, adequando a metodologia a cada série.
  • Cultivo de horta, jardim; plantio de árvores na escola e até mesmo nas residências interessadas, para incentivo a preservação e embelezamento do ambiente na comunidade.

2ª Etapa – Cidadão em Ação

JUSTIFICATIVA

Diante de uma realidade econômica tão diversa e confusa quanto à arrecadação e sonegação de impostos, se faz necessário entender e incentivar a participação dos alunos e comunidade para a formação consciente do papel de cidadão. Por conseguinte, mostrar que cidadania se aprende e se pratica diariamente, despertando o interesse e papel do cidadão em fiscalizar e entender o real significado e destino da receita tributária, orçamentos e despesas públicas, assim como sonegação, arrecadação e fiscalização. O dinheiro dos impostos é do povo, que tem o direito de usufruir dos benefícios que o poder público destina a população.
OBJETIVO GERAL

Proporcionar e promover, através da escola, a conscientização da importância da Educação Fiscal, sensibilizando o aluno, a comunidade escolar e a sociedade para um pleno exercício da cidadania, sendo este um recurso didático e significativo na aplicação correta de tributos fiscais.
PLANO DE AÇÃO

– Apresentação de teatro, histórias… para que as crianças e posteriormente famílias possam compreender melhor a importância de pedir notas fiscais;

– Identificação dos pontos do comércio que costumam fornecer notas fiscais;

– Identificação da verdadeira Nota Fiscal, distinguindo-a de recibos, e outras notas;

– Pesquisa com os pais, perguntando se conhecem o destino do valor arrecadado dos impostos das notas fiscais;

– Classificação quanto à data, valor e a quantidade de Notas Fiscais trazidas à escola;

– Cartazes, panfletos sobre a conscientização da arrecadação das Notas Fiscais;

– Entrevista com o proprietário, gerente, responsável… de comércios, para observar se à solicitação de Notas Fiscais, pelos clientes;

AVALIAÇÃO

A avaliação do plano de ação deste projeto, visa o reconhecimento da efetivação do trabalho, considerando os resultados positivos que a equipe envolvida conseguiu atingir juntamente com alunos e comunidade em geral. Este momento acontecerá na última reunião de avaliação do ano letivo, apontando o trabalho que cada professor desenvolveu em sua turma e também o trabalho desenvolvido na escola como um todo.

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PROJETO APOIO PEDAGÓGICO: “ENSINANDO E APRENDENDO’’

Versão 2012

 OBJETIVO GERAL:

Oferecer um atendimento diferenciado por meio do acompanhamento pedagógico, planejando e aplicando atividades diversificadas, afim de ensinar e/ou reforçar a aprendizagem dos educandos de 1º  ao 5º  ano do Ensino Fundamental desta Unidade Escolar que apresentarem defasagem e/ou dificuldades na aprendizagem.

 OBJETIVOS ESPECÏFICOS:

*Perceber-se valorizado no atendimento e nas dificuldades específicas e individuais para maximizar seu aproveitamento na escola.

* Reconhecer que o habito de ler é e pode se tornar um hábito que se reflete no domínio da escrita, pois quem lê escreve melhor.

*Apropriar-se do código da escrita e assim compreender o processo e a importância da leitura para e/ na sua vida.

*Internalizar a aprendizagem recebida na sala de aula, desenvolvendo o gosto e interesse pela leitura, escrita e cálculo para resolver situações problema do cotidiano.

*Compreender que é por meio da leitura que ele enquanto sujeito de direitos irá participar da dinâmica da sociedade.

* Perceber que além de envolvente, a apropriação da leitura expande referencias, bem como a capacidade de comunicação.

*Reconhecer nas alternativas o desenvolvimento das competências e habilidadesem Língua Portuguesae Matemática, facilitando o processo ensino-aprendizagem.

 JUSTIFICATIVA:

A escola, por ser uma instituição social com propósito essencialmente educativo, tem o compromisso de intervir efetivamente para promover a qualidade de ensino e da aprendizagem, garantindo assim,  que todos tenham acesso ao conhecimento sistematizado que ao mesmo tempo proporciona condições aos alunos para que possam se formar e construir-se cidadãos de direitos.

Para que esse processo de ensino aprendizagem aconteça com eficiência e eficácia, foi necessário foi necessário que todos os alunos de todas as séries/ano ( 1º a 5º) passassem pela sondagem. Trabalho que serve instrumento que ser de hipóteses da criança a aprtir de atividades significativas, colocando a criança diretamente em contato com o desafio de escrever, subsidiando assim os professores e instrumentalizando o processo. Também instrumentaliza o mapeamento a respeito do conhecimento das crianças atendidas sobre leitura e escrita, reorientando a pratica docente, definindo possíveis interações.

Finalizando, este projeto tem como objetivo, melhorar a aprendizagem de todos os educandos, oferecendo-lhes a possibilidade de acompanhamento pedagógico por parte de todos os envolvidos (docentes),  no sentido de ajuda-los a vencer as dificuldades, na leitura, escrita e nas quatro operações fundamentais, as quais acreditamos ser  as causas do baixo rendimento de nossos educandos. Para tanto se faz necessário uma proposta educacional que tenha em vista a qualidade da formação a ser oferecida a todos os nossos alunos.

METODOLOGIA:

Após a sondagem realizada pela coordenação de ensino, foi organizado de forma sistemática grupos de acordo com os níveis de aprendizagem e grau de dificuldades para que os alunos recebam o apoio necessário, eficiente, freqüentando-o mediante ciência dos pais.

O apoio acontecerá em período oposto ao que educando estuda, na sala do CAPI (Centro de Apoio Pedagógico Informatizado), devendo este ser um atrativo para despertar a aprendizagem esperada.

As atividades a serem realizadas deverão ser diversificadas e motivadoras, garantindo sanar a dificuldade do educando de acordo com o progresso, visando um melhor aproveitamento do rendimento escolar de cada aluno em especial.

Para a execução deste projeto, a Professora responsável atenderá os grupos de alunos (em media 3 a 6 alunos),  1 vez na semana com 1:00h a 1:30h de duração, de acordo com o grau de dificuldade.

A Coordenadora e Estagiária atenderá um grupo na semana, oportunizando a turma que necessite do apoio pedagógico e não foram contempladas.

 RESULTADOS ESPERADOS:

– Despertar o prazer em aprender, desenvolvendo as potencialidades através da superação de dificuldades na aprendizagem.

– Elevar o desenvolvimento cognitivo e acompanhar o ritmo de apropriação do conhecimento científico por parte dos educandos.

– Superar as dificuldades de leitura, escrita e raciocínio lógico matemático no que diz respeito a interpretação da problemática.

– Recuperar a auto-estima dos alunos envolvidos no processo de apoio.

– Sistematizar conhecimentos e ou processo de alfabetização iniciados e efetuados no ano de 2009, (sequencia do trabalho realizado).

AVALIACÃO:

Este projeto será avaliado no decorrer de seu desenvolvimento para diagnosticar os pontos positivos e negativos, para conseqüentemente reestruturá-lo.

O instrumento utilizado para a avaliação será a observação, registro e debates nos conselhos de classe e reuniões pedagógicas.

REFERÊNCIAS:

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto.Secretária de Educação Fundamental. PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. ( da 1ª a 8ª série). Brasília: MEC/ SEF 1997 e 1998.

Reforço Escolar: Em busca da aprendizagem. Diretoria Regional de Ensino de Arraias. Arraias – TO, 2008. Disponível em: www. novoalvorecer. org.br. Acessado em: 10 de abril  de 2009.

Reforço Escolar: Construindo o sucesso.Disponível em: www.cenpec.org.br.Acessado em 11 de abril de 2009.