HISTÓRICO

Como surgiu o nome do bairro…

Antigamente, era chamado de Linha Perdida ou Banhadinho, com o decorrer do tempo,mudou-se para cá um senhor chamado Theobaldo Sausen, cuja terra natal se chamava Santa Cruz do Sul-RG. Seu Theobaldo fundou o primeiro Loteamento do bairro. Por isso a Câmara de vereadores de Criciuma decidiu que o nome do bairro seria Santa Cruz em homenagem ao Senhor Teobaldo Sausen.

 De 1944 até os dias de hoje


A Escola de Educação Básica Egídio de Bona, foi fundada no ano de 1944, pertencente ao município de Criciúma que tinha como prefeito o Sr. Elias Angeloni. A escola recebia o nome de “Escola Municipal de Linha Perdida do Município de Criciúma“.

A escola possuía 44 alunos, cuja primeira professora a lecionar foi Hortência Nunes de Souza. Permanecendo, a escola, com este nome até 1977, quando com o acréscimo de alunos passou a ser denominada “Escola Reunida Egídio de Bona”.

Primeiro prédio da escola construida pelo próprio Egídio de Bona.

O primeiro prédio da escola foi construido pelo próprio Egídio de Bona.

No ano de 1990 a escola passou a pertencer ao Município de Forquilhinha, devido à sua emancipação política.

Paralelo a emancipação de Forquilhinha houve o crescimento populacional do município, com isso a localidade passou a chamar-se: Bairro Santa Cruz e, ao mesmo tempo houve a necessidade de ser construído um novo prédio próximo aos loteamentos mais populosos, funcionando como extensão da antiga escola, em 1994 passou a funcionar em dois prédios.

Com a demanda de alunos e também a distância dos loteamentos sentiu-se a necessidade de uma ampliação para o funcionamento em um só prédio, então passou a funcionar tudo em um só local.

Fotos da inauguração da extenção, dia 23 de setembro de 1994:

Dia da inauguração da extenção da escola. Com a presença da Secretária da Educação, do ano de 1994, e a Diretora Ivani Matias, também do ano de 1994.

A inauguração contou com a presença da Secretária da Educação, do ano de 1994, e da Diretora Ivani Matias, também do ano de 1994.

Biblioteca2

Cerimonial de inauguração.

Biblioteca3

"Escola Reunida Egídio de Bona"

No ano de 2002a Escola Reunida Egídio de Bona, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Forquilhinha, no uso de suas atribuições legais e de acordo com a portaria E/17 de 28/03/2002 da Secretaria do Estado e do Desporto, resolve alterar a identificação dos estabelecimentos de ensino da Rede Pública Municipal, onde a “Escola Reunida Egídio de Bona” passou a denominar-se “Escola de Educação Básica Egídio de Bona”.

No ano de 2004 houve à ampliação de quatro salas de aula, reforma geral e adequação dos ambientes para atender a demanda de alunos.

Atual prédio da Egídio de Bona.

Atual prédio da Egídio de Bona.

fotos escola 013

fotos escola 01

 

Diagnóstico da Realidade Escolar

 

                                Nossa rede de ensino de acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina segue a concepção Histórica – Cultural de aprendizagem também chamada de Sócio – Histórica ou Sociointeracionista. Esta concepção, na sua origem, tem como preocupação à compreensão de como as interações sociais agem na formação das funções psicológicas superiores. As interações sociais vividas por cada criança são dessa forma, determinantes no desenvolvimento dessas funções.

                           Atualmente a “EEB Egídio de Bona” atende em média 330, com a faixa etária relativa de cinco a treze anos. Contamos com quatorze turmas sendo: 1 turma Pré I, 2 turmas de Pré II, 3 turmas de 1° ano, 2 turmas de 2° ano, 3 turmas de 3º ano, 2 turmas de 4ºano, 1 turma de 5º ano, sendo que cada turma possuí em média 20 a 30 alunos.

                        No quadro geral de funcionários temos: 1 Diretora, 1 Diretora adjunta, 14 Pedagogos regentes, 2 Professores de Educação Física, 3 Professora de Artes, 2 Professores de Ensino Religioso, 2 Professores do CAPI (Centro de Apoio Pedagógico Informatizado), 1 professora na biblioteca (readaptada), 6 auxiliares de serviços gerais, 1 estagiária e 1 Coordenadora de Ensino. O total previsto para este ano de 2011 é de 33 funcionários.

                        O espaço físico externo da escola está parcialmente adequado para a demanda de alunos, possuindo 1 quadra coberta, 1 campo de futebol, 1 horta para o cultivo de verduras e legumes enriquecendo a merenda escolar, 1 caixa de areia e um parque Infantil, onde os alunos têm a oportunidade de brincar e realizar atividades esportivas. Possui a Egidioteca com sala para biblioteca , TV, sala para atendimento especializado, depósito de ferramentas. O espaço interno possui sete 7 salas de aula sendo que quatro salas possuem banheiros adaptados à Educação Infantil, há banheiros masculinos e femininos no espaço aberto da escola, 1 depósito para material de limpeza, 1 secretaria com banheiro, 1 sala de professores com banheiro, 1  sala de educação física, 1 cozinha com depósito para armazenar a merenda, 1 almoxarifado, 1 sala de apoio pedagógico e coordenação, 1 sala de Artes.

                    A escola também conta com o apoio de profissionais especializados em algumas áreas como: psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga  e nutricionista. Os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem são encaminhados pela escola e recebem o atendimento no período oposto que estudam.

               São realizadas anualmente atividades que envolvem a família e a escola, percebemos que nestes eventos há uma participação significativa dos pais e da comunidade, isso deixa-nos muito entusiasmados e confiantes, pois é dentro destes espaços que podemos contribuir para a realidade presente.

         A  merenda escolar é enviada semanalmente para as escolas pela Prefeitura Municipal de Forquilhinha, tendo acompanhamento da nutricionista sendo a mesma responsável pela elaboração do cardápio. Diariamente são distribuídas em média 330 refeições incluindo sucos, salgados e frutas.

                 Os alunos realizam a higiene bucal na escola semanalmente, com o objetivo de ensinar a importância deste hábito, pois a prática efetiva deve se dar em casa. Contamos também com o acompanhamento de dentista e auxiliar por meio de escovações, aplicações de flúor, pequenas palestras além do fornecimento da Prefeitura Municipal de escovas e creme dentais.

                                 São realizados durante o ano letivo três conselhos de classe, é neste momento que todos os professores da turma em questão procuram soluções e ações para melhorar a aprendizagem dos nossos alunos. O conselho de classe é realizado somente com professores, coordenação e direção.

                   O sistema avaliativo desta unidade escolar é processual, qualitativo, quantitativo e diagnóstico.  A avaliação é necessária para que possamos refletir sobre a prática pedagógica, perceber onde precisa ser mais trabalhado, respeitando as individualidades dos alunos.

                 Todos os principais recursos e melhorias no espaço físico da escola são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Forquilhinha. Há também a contribuição  e o trabalho da APP neste processo.

                 A metodologia de trabalho utilizada pela escola se dá por meio do planejamento participativo e projetos desenvolvido de acordo com a necessidade de cada ano. Dentre os projetos, existem com temas trabalhados por toda a escola e também os interdisciplinares que ajudam garantir a aprendizagem do aluno em seu determinado ano letivo.     

Projetos para o ano de 2011 a ser trabalhado por toda a escola:

 – 1º ” A comunidade escolar na prática dos valores, aprende e combate o bullyng“.

– 2º Reciclagem do lixo: “Ambiente saudável e consciente”

– 3º Biblioteca: “O prazer de ler e aprender na egidioteca”

-4º Apoio Pedagógico: “Ensinando e aprendendo ( alunos com dificuldade na aprendizagem)”

– 5º Projetos interdisciplinar: * Educação Infantil: Sacola Literária 

                                                              * 1º ano: MAleta Literária

                                                              * 2º e 3º ano: Caderninho de leitura

                                                             * 4º e 5 º ano: Leitura e produção  textual: Deixando marcas

              Recreio direcionado, cada dia da semana a turma brinca em um espaço diferente na escola; desta forma evita-se os acidentes entre as crianças.

                                A Secrettaria de Educação também projetos que contribuem no trabalho escolar. Destacam-se o Centro de Apóio Pedagógico Informatizado (CAPI), este projeto tem por objetivo a aproximação dos nossos alunos à informatização e auxiliar nas dificuldades de aprendizagem dos mesmos; este trabalho é desenvolvido em horáio normal de aula . Desenvolve o projeto “Grupo Folclórico Italiano” com o objetivo de valorizar as culturas, de forma extracurricular, como instrumento de: desenvolvimento da capacidade física intelectual, moral e motora, como grande aliada na formação do indivíduo. As aulas de Dança Italiana acontecem uma vez por semana no período oposto ao que os alunos estudam com duração de 1 hora cada aula.

                      A secretaria de Educação também promove as campanhas: Consumidor Consciente e Escola Saudável. Na Campanha Escola Saudável são avaliados os seguintes critérios: cuidados com o lixo, limpeza externa e interna da escola, criatividade e organização no ambiente escolar, conservação do prédio, cultivo da horta e jardim, saneamento básico e segurança. Na Campanha Consumidor consciente são arrecadadas notas fiscais do Município de Forquilhinha, com a intenção de conscientizar as famílias a exigir nota fiscal na hora da compra. As premiações destas campanhas acontecem no início de ano letivo, os prêmios são repassados as escolas que recebem em dinheiro.

              A escola também possui a Associação de Pais e Professores – APP, que é composta por doze (18) pessoas do bairro Santa Cruz, sendo que (1) é professor desta rede de ensino. Esta associação é para ajudar na organização e administração da escola, pois a escola tem grande preocupação com os moradores que aqui residem e tem como elemento de ligação o diálogo, a sinceridade, as opiniões e, principalmente, a cumplicidade entre a comunidade e escola.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EGÍDIO DE BONA

Entidade Mantenedora: Prefeitura Municipal de Forquilhinha

CNPJ: 01.794.547/0001-79

INEP:42011701

Endereço: Rodovia Josephina  Lodetti Vassoler

Bairro: Santa Cruz

Município: Forquilhinha – SC

Fone: 048 – 34389376

Cep : 88850-000