Ecologia Sonora

Tema: Ecologia Sonora

Professora  Milza Maia Nabo*

“A rádio tornou-se o canto do pássaro do mundo moderno, a paisagem sonora ‘natural’, rejeitando as forças hostis vindas do exterior” (Schafer 1979:137).

A ecologia sonora é uma constante em nosso entorno e nem nos damos conta dessa realidade. Vivemos obcecados em correr contra o tempo para darmos conta de nossas tarefas diárias e esquecemos ou deixamos em último plano o prazer de ouvirmos os bons sons que nos rodeiam. Atuo como professora de uma sala informatizada, denominada CAPI III  (Centro de Apoio Pedagógico Informatizado, unidade III). Atendo 10 turmas, aproximadamente 200 (duzentos) alunos. Relatarei abaixo uma atividade sonora, com o uso do computador, a partir de um programa interativo educacional.

Metodologia

Na sala informatizada, com o uso do computador e fones de ouvido, no programa disponibilizado pelo software educativo, denominado “Rabiscando”, da Byte & Brothers, trabalha-se com o objetivo de desenvolver a memória auditiva dos alunos. Onde aparece uma tela cheia de cavernas escuras. Existem três níveis de dificuldade. Quando clica-se carverninhas, ouve-se vários sons, tais como cachorro, pássaros, sirenes, entre outros. Então, os alunos como num jogo de memória, têm que encontrar os sons idênticos para fazer determinadas pontuações, num certo período de tempo. Tem também um ícone em que os alunos criam e gravam seus próprios sons. Na avaliação, pudemos perceber que todos se envolveram efetivamente e que os sons produzidos estimulam a memória auditiva e concentração, a percepção e a criatividade dos alunos.

Setembro, 30/09/2009

DSC00529

_______________________

*A professora Milza  é consultora educacional no Núcleo de Tecnologia da GERED/ SED e exerce a função de orientadora de aprendizagem do Programa Salto Para o Futuro, do MEC/TVE BRASIL.

Esta entrada foi publicada em Sem categorias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s